terça-feira, 22 de novembro de 2011

Excessivamente apaixonado.


Eu provavelmente não deveria estar aqui. Sim, deveria estar estudando os milhares de matérias que tenho para ler, fazer resumo e exercícios, mas eu preciso escrever o que está na minha mente há um tempo.
Mil desculpas a vocês, pois apenas agora percebi o quanto eu escrevo as coisas de trás para frente! Escrevi há uns cinco posts sobre AMAR como Cristo amou e ama... veja: Se estivesses aqui...
Mas eu não defini (não que eu possa definir exatamente) como Ele ama. E como podemos fazer algo que não nos é apresentado? Impossível, certo? Então, apenas colocarei aqui algumas coisas que me fizeram sentir e viver no Amor de Deus. Não é uma verdade absoluta e posso estar interpretando erroneamente muitas coisas, mas isto não tem me impedido de estar mais próxima dAquele que ama verdadeiramente. Posso apenas compartilhar isso com você? Certa vez li em um dos livros da Série Cris (de Robin Jones Gunn) que quando uma pessoa percebe o quanto é amada, esta sai pelo mundo inteiro querendo que todos saibam que ela encontrou o amor. É desta maneira que estou hoje. Um pouco extasiada e demasiadamente maravilhada. Se não se incomodar, gostaria de passar um pouquinho disto para você. Então, vamos lá. =)
Só tenho uns pedidos a fazer antes de começar. Podem esquecer por um instante suas mágoas ou ignorar por um curto espaço de tempo seu ceticismo com relação ao Deus que você conhece ou ouve falar? Não, eu não estou aqui para convencer uma única alma a acreditar em Quem acredito. Estou apenas pedindo este favor porque, por experiência própria, sei que se lermos algo tendo já algum tipo de preconceito ou ceticismo, provavelmente interpretaremos de forma errônea aquilo que nos está sendo transmitido. Minha única intenção é mostrar o quanto o Amor dEle tem se tornado real em minha vida. E isto é tudo.
“Ao dar aos seres humanos o livre-arbítrio, Deus optou por limitar seu próprio poder. Ele foi ousado ao arriscar nos dar liberdade de tomarmos nossas próprias decisões, boas e más, e de vivermos vidas decentes ou norteadas pela maldade, porque Deus não que impor a obediência de escravos. Ao contrário, Ele deseja o amor voluntário e a obediência dos filhos que O amam pelo que Ele é.” Catherine Marshall (Beyond Our Selves).
Foi nisto que estava refletindo há umas duas semanas em uma das minhas longas viagens à UFF. Reclamo muitas vezes do rumo que minha vida toma e culpo a Deus por minhas mazelas. Porque afinal, a culpa é dEle por não ter pegado a minha vida e feito aquilo que Ele sabia que era o melhor... é Ele quem vê o futuro. Não vejo que foram as minhas escolhas que me levaram até aquele lugar de tristeza. Por outras vezes, reclamo a minha vontade e o meu querer, afirmando que Eu sei aquilo que é melhor para mim... e o que Ele, meu Pai, está pedindo para eu fazer é grande demais e não é o melhor a se fazer no momento.
Foi então que percebi o paradoxo existente em minha vida. Quero que Deus tome o controle de meu coração e mente somente quando as coisas vão “dar errado”. Mas não é isto que o amor faz. Se alguém já amou verdadeiramente, sabe que não há coisa melhor no mundo do que saber que é correspondido. Mas se não há este feedback, o amor verdadeiro não força o ser amado a amá-lo; pois amor forçado não é amor, é servidão. Então o que o amor faz? Deixa que o outro ser faça suas próprias escolhas e deseja ardentemente que o ser amado seja plenamente feliz, mesmo que não seja ao seu lado.
É isto que Deus fez e faz até hoje. Ele nos criou porque desejava a nossa companhia. E continua desejando ardentemente e amando loucamente. Mas Ele nunca tomará decisões por nós e nem nos livrará de muitas coisas ruins que causamos, exatamente porque ELE NOS AMA. Mesmo sabendo que vamos quebrar a cara e nossos corações muitas vezes até que realmente percebamos que Ele esteve sempre ao nosso lado. E isto não é maldade ou falta de sensibilidade e  amor, porque Ele não estava ao nosso lado apenas observando-nos sofrer por nossas próprias escolhas. Ele estava/está ao nosso lado sofrendo conosco... por não reconhecermos que Ele nos espera para nos dar a vida plena de amor. É nisto que consiste o verdadeiro amor de Deus.
“Nisto está o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele quem nos amou e enviou Seu Filho como propiciação (sacrifício que afasta a ira divina) pelos nossos pecados.” I João 4.10
Então agora você pode estar pensando: “Se Ele ama, por que estava irado? E para quê necessitava de algum sacrifício para acabar com esta chamada ira divina?”
A ira de Deus estava sobre os nossos pecados. Por quê? Porque foram eles que causaram a separação entre Deus e nós. Como diz o ilustre C.S. Lewis, “A ira é o fluido que sai do amor quando é cortado.” E toda vez que Deus nos via, Seu amor fazia Seu coração pulsar fortemente... mas olhava para nossos pecados e Sua ira habitava juntamente com Seu amor. E então o que Ele fez? Afligiu-se a Si mesmo. Tomou Seu Filho (digamos que uma parte da personalidade de Deus) e crucificou-se, fazendo com o que a ira que Ele sentia caísse sobre Ele, e não sobre nós. Assim Ele conseguiria olhar para nós apenas com o Amor, pois sua ira teria sido extinguida em Seu próprio corpo.
Acredito que o C.S. Lewis conseguir captar muito bem o que Deus pensou quando escolheu nos amar: “Se você amar profundamente, vai se magoar muito. Mas, ainda assim, vale a pena.” (Shadowlands). Vale a pena porque ainda há esperança de conhecermos o Seu infinito e gracioso Amor e mergulhar nEle.
“O desejo de Deus de que participemos de uma relação com Ele ainda se baseia em nossas escolhas. Embora tente nos conquistar com o amor eterno e nos chame a beber da fonte da vida, Ele não nos obrigará a isso. A escolha é pura e simplesmente nossa.” Wayne Jacobsen (Deus me ama)
E eu ainda me atrevo a complementar dizendo que Ele está completamente disposto a nos mostrar o trailer do filme que Ele deseja produzir. Ele está disposto a nos mostrar relances de seu pleno e seguro amor antes de decidirmos confiar nEle. Eu sei o quanto é difícil confiar em alguém, pois temos medo de nos frustrar depois, de nos machucar e de estarmos vulneráveis à ação deste alguém. A confiança é um processo muito longo em um relacionamento. Mas estou convicta de que Ele sabe muito bem disto e entende plenamente.
“Parece que estamos todos numa busca incansável de esconder nosso sentimento de inadequação e encontrar um lugar seguro. Agimos como pintinhos correndo em volta da vegetação em chamas que cai sobre nossas cabeças, na esperança de encontrar um abrigo. Mas nada disso adiantará. Só existe uma proteção que nos salvará de nós mesmos: Jesus. Ele já suportou o incêndio por nós (a ira de Deus pelo pecado), para que aqueles que se arrastarem para debaixo de Suas asas possam se entregar em segurança. Ele é a única vestimenta que nos livra da nossa própria vergonha e nos liberta da escravidão do pecado. [...] Confiar apenas em nossa própria sabedoria é tão fácil que nem nos damos conta do que estamos fazendo. Mas há somente um lugar onde podemos descobrir a confiança em Deus que foi destruída no Éden (quando o homem começou a se afastar de Deus por causa de sua escolha ao pecado): na cruz de Jesus Cristo. Sua vontade de dar sua vida pela nossa é uma prova inegável de seu amor por nós. Quando você entender realmente o que aconteceu na cruz, saberá quanto é amado. E quando souber quanto é amado, descobrirá que confiar em Deus é tão fácil quanto respirar.” Wayne Jacobsen (Deus me ama) – observações minhas
Enfim, primeiramente vem a descoberta de amor e a confiança virá naturalmente em seguida. A mim e a você é nos dada apenas a escolha de querer conhecer o Amor que Ele tanto fala e suspira. Acredito que tomada a decisão, entraremos em uma vida plena cheia de surpresas e descobertas vindas da parte de Deus.
“A Graça não existe para nos tornar bem-sucedidos. A Graça existe para mostrar às pessoas um amor diferente de qualquer outro amor que tenham conhecido. Um amor fora dos limites.” Mike Yaconelli (Dangerous Wonder)
Bem, eu acho que é nisto que consiste minha interpretação do Amor de Deus. Foi muito difícil de ler? Desculpe pelo tamanho do post, mas o assunto realmente merecia. Aliás, merece mais... mas o tempo não permite. Peço apenas para analisar o que foi escrito e que retenha o que é bom - se achar que há algo bom. E se desejar viver um relacionamento intenso com quem o ama intensamente, vá em frente. Não acredito que exista arrependimento nesta escolha.
“O Senhor, o Seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você; com Seu amor a renovará, Ele se regozijará em você com brados de alegria.” Sofonias 3.17

“Eu não sabia como Te encontrar. Buscava do meu jeito e da minha maneira. Mas o tempo todo você estava comigo e tudo que queria era que eu o adorasse. Tudo que queria era o meu coração, minha atenção e dedicação. E agora eu quero você o tempo todo, pois tenho descoberto o Teu coração. E cada batida dele revela o Seu amor por mim e descubro que és excessivamente apaixonado.” (Luciana Cristina – CTMDT)

Enfim, provavelmente voltarei aqui apenas nas férias. Beijos para vocês.
De uma Lis completamente extasiada.

"Em campos abertos de flores selvagens ela toma fôlego e voa.

Ela agradece seu Jesus pelas margaridas e rosas em uma não simples linguagem.

Algum dia ela entenderá o significado de tudo.

Ele é mais do que o riso ou as estrelas nos céus

Tão próximo quanto uma batida do coração ou uma canção nos seus lábios.

Algum dia ela confiará Nele e aprenderá como vê-lo.

Algum dia Ele a chamará e ela virá correndo.
E cairá em Seus braços, as lágrimas cairão e ela irá orar : 'Eu quero me apaixonar por Você!'

Sentada em silêncio, vestida de sua roupa de domingo
O sermão ecoa através das paredes.
Uma grande salvação chama as pessoas que olham pra lugar nenhum e não podem sentir as cadeias em suas almas.

Parece fácil demais para chamá-lo 'Salvador',
Não perto o suficiente para chamá-lo de 'Deus'
Então quando eu sento e penso em palavras que posso dizer para mostrar a minha devoção.

Ele é mais do que o riso ou as estrelas no céu
Tão próximo quanto uma batida do coração ou uma canção nos lábios
Algum dia nós confiaremos nele e aprenderemos a vê-lo.
Algum dia ele nos chamará e iremos correndo.
E cairemos em Seus braços, as lágrimas cairão e iremos orar: 'Eu quero me apaixonar por Você!'
Queremos orar: 'Eu quero me apaixonar por Você! Meu coração bate por Você!'
Love song for a Savior - Jars of Clay

6 comentários:

  1. Nem me lembro como encontrei esse blog. Mas instantaneamente ao ler este post, pude sentir realmente algo se moveu em mim, uma paz que só pode vir através do Espírito de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Ah, fico muito feliz mesmo de você ter encontrado o propósito desta página aqui, Flávia. Se quiser conversar (eu adoro :P), lisa.celi@hotmail.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, conheci o seu blog pela Doth. Só vim dizer que não canso de ler esse post. Muito lindo! bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah, Mariana! E eu conheci você pela tradução do incrível livro da Robin e da Tricia :)
    Jesus é muito lindo mesmo, né?
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  5. OLá!!!!!!me chamo Sara!!tudo bem??conheci esse blog abençoado,atraves de uma pessoa muito maravilhosa o Tiago!!!!kkkkk
    muito bom,poder ler esses posts abençoados que concerteza edificam nossas vidas!!!!
    que Deus te abençoe Lisandra e que vc possa continuar firme nos caminhos do senhor!!!
    Fica com Deus!!!bjs SARA CRISTINA

    ResponderExcluir
  6. Ah, Sara.... que prazer! Que Jesus também esteja sobre você e,apareça sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir