quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Vulnerabilidade

"Nós nos escondemos atrás de nossa maquiagem. Nós nos escondemos atrás de nosso humor. Nós nos escondemos com silêncios irados e retiradas que machucam. Escondemos nosso eu mais verdadeiro e oferecemos somente o que acreditamos ser desejado, o que é seguro. Agimos de um modo autoprotetor e nos recusamos a oferecer o que realmente vemos, acreditamos e sabemos. Não corremos o risco de ser rejeitadas ou parecer tolas. Falamos no passado e nos deparamos com olhares vazios e gargalhadas de escárnio. Não faremos isso novamente. Nós nos escondemos porque temos medo. Fomos feridas, profundamente feridas. As pessoas pecaram contra nós e nós também pecamos. Esconder-se significa permanecer segura, sofrer menos. Pelo menos é isso que pensamos. E, assim, ao nos escondermos, assumimos o controle da situação. Não recorremos a Deus com nosso coração partido e desesperado. E nunca nos ocorreu que, ao nos escondermos, algo muito precioso também se perde - algo de nós de que o mundo precisa muito." John & Stasi Eldredge, Em busca da alma feminina (página 73).


Este é um dos meus alguns rascunhos inacabados que nunca foram publicados aqui. Quando li esta citação pela primeira vez, percebi que é assim que tenho vivido/atuado na maioria das vezes. Me escondo por trás das palavras contidas, gestos moderados. Geralmente falo aquilo que sei que é desejado se ouvir e procuro ao máximo me encaixar no ambiente que estou, mesmo que simplesmente eu não pertença aquele lugar e mesmo que para isso não seja encontrada vida em meu interior. Isso, somente para não correr o risco. Mas eu conheço alguém...
Este nos escreve seus sonhos e suas tristezas. Não apenas isto; Ele deseja compartilhar a Vida dEle. Este Ser fala de suas esperanças e a cada momento declara seu Infalível Amor de formas cada vez mais criativas. Uma vez vivendo aqui, foi acessível a todos, acreditou no potencial de pescadores e publicanos, se preocupou intensamente e tentou diminuir ao máximo a dor dos seus semelhantes, por onde passava. Se Ele tivesse sido/feito apenas isto, teria sido considerado um idealizador e pacifista. Mas não, Ele foi além. Não usava máscaras, falava com sinceridade e amor, mostrava sua opinião e incomodava os outros a sua volta com seu jeito de pensar. Ele correu o risco mostrar quem realmente era. "E foi crucificado, - você completa." É, foi morto por mostrar aos outros sua essência, mas... recebeu amigos verdadeiros para compartilhar a vida com Ele; mesmo esta sendo curta, foi muito bem vivida. Esse era o objetivo, e ele se cumpriu. Olha com o que me deparei ontem:
"Eu me deixarei ser encontrado por vós, diz o Senhor, e mudarei o vosso destino." Jeremias 29.14a
Ele quer ser encontrado, conhecido, desejado e amado! Sim, nesta sequência mesmo, pois não se pode amar alguém que não se conhece verdadeiramente; e não se conhece quem não é encontrado. Entretanto, mesmo Ele desejando que nós tomemos a iniciativa de querer encontrá-lo - apenas para saber que é um ato voluntário -, Ele não nos deixa às cegas, procurando-o na escuridão e trevas. Ele está a cada momento sinalizando e gesticulando, guiando-nos para encontrá-lo. Ele está em um sorriso de uma criança e de um idoso, numa declaração de amor e numa confissão desesperada. Está presente no perdão, no canto dos pássaros, na beleza das flores, na sinfonia das ondas, no calor do sol, no calor humano e no envolver do vento. Tudo isto faz parte de Sua declaração de Amor Intenso e compromisso eterno. E ainda deixou em anexo um livro contando Sua história em cartas de Amor. Depois de tudo isto, observa-se que apenas uma palavra já define o pontapé inicial de seu projeto: vulnerabilidade. Ele se revelou e ainda se revela. Apenas quando é encontrado e conhecido nota-se que Ele é real.
"Pois eu bem sei que planos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; planos de paz e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." Jeremias 29.11




"Eu serei sua esperança quando você pensar que tudo se acabou.
E eu o levantarei quando seu mundo inteiro for destruído.
Quando finalmente estiver em meus braços,
olhe para cima e veja o amor como uma face."  Red - Not Alone



ps: Recomendo muito o livro Em busca da Alma Feminina para as mulheres. Para os homens, Coração Selvagem, de John Eldredge. =)

Um comentário:

  1. Já li este, do John Eldredge, há muuuito tempo. Era adolescente. Não tenho mais ele, mas me lembro da essência do livro.

    ResponderExcluir