quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vale de Acor. Esperança?





"Portanto, agora vou atraí-la;
vou levá-la para o deserto 
e falar-lhe com carinho." 
Oseias 2.14 








O deserto. Sinceramente, por que Deus gostaria de levar alguém ao deserto para falar ao coração, ou como nesta tradução, falar com carinho a alguém? 


Para quem não conhece, este livro da Bíblia, Oseias, é sobre um profeta que viveu na época de aproximadamente 700 a.C. . Era casado com Gômer, uma prostituta (sim, antes de esta ser casada com ele já exercia seu "papel") e, assim, Oseias representava Deus, e Gômer, seu povo de Israel... infiel a Ele. Este profeta, ou evangelista, foi escolhido por Deus para mostrar ao Seu povo o Seu incrível amor e perdão... que apesar de sua infidelidade, Ele estava à espera de Seu sincero retorno, procurando Seu amor.


Então, Ele anuncia que - antes de levá-la ao deserto - tiraria tudo o que lhe tinha dado, pois esta havia sido infiel. Não pelo fato de Seu amor ter acabado, pois isto não aconteceu; mas sim para chamar sua atenção. Afinal, "...eu a atrairei...".


Ele a atrai como um homem atrai sua mulher por sua força, caráter, determinação e amor mais forte que a morte. Não é passivo nem violento; pelo contrário, se comporta como herói levando-a ao deserto. 


Leva-a a um lugar onde chuvas são raras, águas são encontradas apenas em oásis (muitos existentes apenas em grandes profundidades) e há falta de nuvens. Entretanto, o solo de um deserto pode ser fértil e sustentar  uma vegetação "resistente" como o cacto, por exemplo, que como depende da água subterrânea, possui raízes longas e suas folhas são enroladas e com espinhos para evitar a perda de água. (Observar um cacto em meio ao deserto deve ser realmente um deleite, pois é formado estrategicamente para a sobrevivência.)


Penso que neste lugar seja muito mais fácil concentrar-se nas prioridades e objetivos por possuir tal imensidão (como a foto). Uma vez atraída por Ele, provavelmente procurará saber o porquê de estar em um deserto... e assim, Ele lhe falará ao coração com carinho. Para fazê-la sentir-se amada, bela e desejada, mostrando-a a realidade.


"Ali eu lhe devolverei as suas vinhas (que eu tinha dado e tirado para chamar sua atenção) e farei do vale de Acor uma porta de esperança. Ali ela me responderá como nos dias da sua juventude, [...] E me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão." Oseias 2. 15 e 19


Ele poderia a levar ao deserto e castigá-la por sua infidelidade. Poderia ser deixada lá ou ser repreendida e agredida. Mas tudo o que recebe é o que realmente cura, redime e transforma: o Amor. Esta destila beleza em resposta ao Amor.


"Você, porém, será chamada Hefzibá (meu prazer está nela), e sua terra, Beulá (casada), pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada. Assim como um jovem se casa com sua noiva, assim como o noivo se regozija por sua noiva, assim o seu Deus se regozijará por você." Isaías 62. 4-5


Apenas agora pude entender porque Ele a leva ao deserto. Somente para receber a completa atenção e para que a êxtase seja máxima. Para que a admiração pelas coisas simples seja assombrosa de tão incrível e para que Ele seja ouvido.


Assim, o vale de Acor vira realmente uma porta de esperança e redenção...









Love, where is your fire? - Brooke Fraser

"Pois eu, eu quero me inflamar com você.
Então estou guardando meu coração por você! Guardando meu coração.
Então me posiciono segurando tochas,
Falando palavras que são lâmpadas para os pés deles.
Até que você venha e eu seja preenchida plenamente.
E nos tornemos um e o fogo em mim seja completo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário