domingo, 6 de maio de 2012

surdus - ab audire

Creio estar em um momento único, singular e importantíssimo na minha jornada debaixo do Sol. Estou em meio à escuridão. 




Não há estrelas que me lembrem promessas há muito feitas, e nem muito menos semelhantes meus por perto com quem eu possa compartilhar meus pensamentos mais complicados e angustiantes. É um momento transicional. De alguma coisa que eu era antes para algo maior no futuro. Entretanto, não sei dizer quem eu era antes e não encontro pista alguma de quem me tornarei.


Estou no momento entre o tic e o tac do relógio, entre a escuridão e a luz radiante, entre o silêncio e o barulho ensurdecedor. Conforme Brennan Manning fala em seu livro A Assinatura de Jesus, estou em uma jornada do absurdo à obediência 1. (Absurdo vem do latim surdus, "surdo" e obediência do latim ab audire, "ouvir".) Porém, ainda não conseguir enxergar o lado positivo de estar no momento anterior à aurora da minha vida,o mais escuro do dia, pouco antes do amanhecer. Não vejo absolutamente nada fazendo sentido, não sinto nada que penso ser o certo, e as coisas que eram de suprema importância para mim há meses atrás... não tem mais valor algum. Vivo em um mundo preto e branco, onde nada tem me trazido de volta à vida, neste silêncio sepulcral.


Brennan Manning descreve realmente o que tenho sentido no decorrer deste ano : "Nossa vida pode estar cheia até transbordar - tantos eventos e compromissos que nos perguntamos de que forma conseguiremos nos desincumbir de tudo. Porém, ao mesmo tempo, podemos nos sentir insatisfeitos, perguntando-nos se por alguma coisa vale a pena viver. Estar cheio sem estar satisfeito, ocupado, porém entediado, envolvido, porém solitário - são esses os sintomas do estilo de vida absurdo que nos torna desatentos às realidades espirituais." 1


Todavia, ainda tenho certeza que para tudo existe um propósito debaixo do Sol, como já dizia o sábio Salomão. E, ainda acredito que por mais que me pareça cega, surda, muda e sem vida, ainda creio que Ele ainda está ao meu lado.... acalentando-me quando me desespero e amando-me infinitamente mais do que posso algum dia ousar imaginar. Seguro-me nesta promessa, e assim prossigo - simplesmente por ter a certeza de que Ele está presente, sabe quem me tornarei no futuro e quem eu realmente sou agora, na escuridão.


"E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei." Isaías 42.16

Tenho, por muitas vezes, questionado o meu amor e afeição por Ele. Entretanto li algo hoje me cortou profundamente e fez meu coração descansar. 

"Agora enfrente sua sombra. Olhe cuidadosamente para o que você mais despreza em você mesmo e em seguida olhe além disso. No centro você descobrirá um amor por mim além de palavras, imagens e conceitos: um amor que você é incapaz de compreender ou conter. Seu amor por mim é frágil, porém verdadeiro. Confie nele." 1

Isso basta. Agora sei que o meu Deus e Amado possui meu coração, e por Ele esperarei. Meu único e verdadeiro interesse é vê-lo e estar eternamente com Ele.

"Quando a escuridão nos envolve e nos tornamos surdos a qualquer outra coisa além do grito da nossa dor, ajuda saber que o Pai está traçando em nós a imagem do seu Filho; que a assinatura de Jesus (a cruz) está sendo gravada em nossa alma." 1

Se você está compartilhando de mesma escuridão, aconselho que pensemos no presente, no breu e no luto. Enfrentemos nossas sombras. E acalentemos a esperança de que um dia tudo será luz. Estaremos em Nárnia ao lado de Aslam.

"Todos que têm sede e os que fracos são venham à fonte, imergir o seu coração.
A dor e a tristeza lavadas serão nas ondas do amor de Deus profundas no coração...
Vem, Senhor Jesus!"
Vineyard Music






1 MANNING, Brennan. A Assinatura de Jesus. São Paulo, Mundo Cristão, 2005.

4 comentários:

  1. Simplismente vc conseguiu resumir tudo o q passei nesses últimos dias...interessante! Mais uma vez compartilhando dos mesmos sentimentos e da mesma obra q Deus está fazendo! Acho q isso é muito bom!

    Continue crendo, Ele nos ama e estará a nos fortalecer a cada dia dessa jornada...

    Um abraçãO ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que estamos juntas nessa caminhada q leva pra mais perto dele, amiga! Continuemos acreditando, Ele virá!
      Te amo, beeeijo!

      Excluir
  2. Lisandra desativou o face, espero vê-la em breve de volta
    Se possível me passa seu e-mail.
    Já pensei em fazer isso também dá um tempo pras redes sociais
    Fica com Deus
    E só uma coisa suas postagens já disse certa vezes, elas sempre falam comigo e você é bem mais nova que eu mais tão profundos são seus textos que conseguem ir lá na alam da gente, dizer o que a gente muitas vezes não consegue
    Beijos
    By Kesley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Kesley, vou voltar essa semana pra vida "social", pode deixar. hahaha.
      E-mail: lisa.celi@hotmail.com
      Vai ser um prazer trocar emails com vc, linda. Que Jesus esteja sempre em nós e fluindo entre nós, para um crescimento mútuo! Beeijos!

      Excluir